-
Arquitetos: Ventura Virzi arquitectos
- Área: 150 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Euro BGS, Murvi, Peisa, Quadri, Tromen
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa em Capilla fica na malha de uma região urbanizada perto de se consolidar, e que faz fronteira com uma extensa área rural no distrito de Exaltación de la Cruz, Província de Buenos Aires. O lote faz parte deste limite. A operação do projeto eleva este limite e coloca a casa na empena, tocando em dois pontos extremos e tensionando um espaço vazio de tal forma que, ao se destacar do tecido, estabelece um diálogo com o campo aberto.
Esta operação propõe a respeito da dicotomia entre o tecido consolidado da cidade e sua relação com uma paisagem rural. O limite urbano é parte da pesquisa de projeto, é o determinante das relações de intermediação, estes espaços ambíguos são calibrados de modo a permitir as posições antagônicas.
Os limites construídos nos permitem perceber um espaço contínuo, eles atuam como limiares que são dissolvidos para gerar uma maior fluidez espacial. A borda adjacente à empena é um interstício que tensiona os espaços internos e externos a partir dos quais se cria uma multiplicidade de situações. É aqui que se constituem as vias horizontais e verticais da casa e se geram os pátios que resultam da própria estrutura arquitetônica.
O limite norte da casa constitui a segunda intermediação em direção ao jardim e ao campo aberto. É aqui que tanto a transição entre dentro e fora, quanto os filtros de luz através da incidência do sol são produzidos. Estes gradientes permitem o controle da luz dentro da casa e produzem os espaços para contemplação. As varandas no pavimento superior e o terraço semi-coberto no térreo também se configuram a partir dessa estratégia.
A casa destaca o valor dos sistemas de produção com os quais ela foi construída. Três sistemas foram utilizados: alvenaria, pré-moldado e montagem, de acordo com a classificação feita por Ignacio Paricio, e a articulação entre eles gera a estrutura arquitetônica. A plataforma elevada de concreto armado, a rampa de acesso e a piscina são os elementos que ligam o projeto à terra. O sistema de produção dos pré-moldados aparece na terra, deixando uma marca em sua superfície. A estrutura dos perfis metálicos com lajes de abóbada de tijolos é o sistema de montagem que fornece o suporte para a obra. Os fechamentos foram feitos tanto por paredes de tijolo que formam um sistema de alvenaria, quanto por uma borda perimetral de estrutura e chapa metálicas no pavimento superior da casa que configuram e limitam o espaço arquitetônico.
A flexibilidade dos espaços no térreo permite uma multiplicidade de usos. As áreas de banheiro, cozinha e churrasqueira estão dispostas de modo a configurar dispositivos intermediários entre os diferentes usos. No pavimento superior, os espaços para dormir e estudar incorporam a ação de contemplar a paisagem rural através da varanda que funciona como um espaço intermediário entre dentro e fora.